25 de novembro de 2020
No mês de novembro de 2020 o professor de Libras, Aisamaque Gomes de Souza, ganhou grande repercussão por ter, junto com a equipe dele, criado uma plataforma de comunicação que assegura a comunicação entre pessoas surdas e profissionais da área da saúde por meio do intérprete de Libras. Em meio a essa inovação, os gestores da Mãos Tagarelas imbuídos do desejo de inovar, dialogaram com o professor Aisamaque para a realização de parceria.
A aceitação do convite se imbuiu do auxílio às ações de inclusão e desenvolvimento da Libras para toda a equipe gestora da Mãos Tagarelas, que passou por um desafio de pessoal no ano de 2020 em meio às necessidades dos profissionais intérpretes de Libras, que assumiram outras atribuições em outras instituições, bem como de pessoas que saíram da MT, pensando nos seus próprios projetos. Assim, o professor Aisamaque, vendo a necessidade de formação no Brasil para os cursos de Libras se propôs a entregar 08 cursos verticalizados de Libras e disponibilizar, de forma voluntária, todos esses cursos até o mês de fevereiro de 2021, com as seguintes ressalvas: os alunos dele deveriam ter um abatimento nos valores de pelo menos 50% do valor ou gratuidade nos cursos.
Também foi exigido que a Mãos Tagarelas permitisse que ele desenvolvesse as atividades de doutorado nela para ser um corpus de sua pesquisa na investigação de práticas inovadoras no ensino de Libras para os alunos ouvintes. No momento da reunião, o professor Aisamaque apontou que ele somente poderia desenvolver determinadas atividades se não interferisse nas atividades do Instituto Federal Baiano, tendo em vista que ele é professor Dedicação Exclusiva. Assim, foi acordado que o desenvolvimento de suas atividades na Mãos tagarelas não afetaria as suas atividades no IF Baiano. Ficou acordado também que o professor entregaria até o ano de 2025 os seguintes produtos:
A equipe gestora da Mãos Tagarelas também garantiu que o professor iria ter uma plataforma virtual de aprendizagem para armazenar os seus cursos, bem como iria ter uma conta institucional da Mãos Tagarelas no Google.
A versão em língua brasileira de sinais desse texto está no link: